Tax Free: como receber o reembolso de impostos

Uma das coisas que pesquisei bastante antes de viajar para a Europa foi com relação ao tax free.

Mas o que é o Tax Free?  Quando você compra um produto na Europa, ele já vem com o imposto embutido no preço (IVA ou VAT). Este imposto varia entre os países, variando de 15% a 25% por exemplo. O Tax-Free é a isenção deste imposto para os viajantes com residência fora da União Européia.

Como funciona na prática? Inicialmente saiba que não é toda compra que fizer que poderá ter o reembolso do imposto, bem como não são todas as lojas que participam. Ainda, importante saber que cada país tem um valor de gasto mínimo, na mesma loja e no mesmo dia, para que você possa pedir o reembolso. Por ex, na Holanda o gasto mínimo é de 50 euros, já na França são 175 euros .

Ainda, o percentual de reembolso também varia de país para país. Você pode fazer uma simulação no site da Global Blue/Global Refund, só para ter uma noção de valores, pois não é exatamente a % do imposto. Só ir em Express Refund Calculator no link acima, escolher o país e valor da compra.

Quando for em uma loja, pergunte se eles tem tax free ou observe se tem o adesivo do programa. Se sim, quando for pagar a conta, só apresentar o passaporte e um cartão de crédito. Você terá que indicar de que forma quer seu reembolso: desconto na compra, em espécie ou no cartão de crédito. De qualquer forma terá que entregar o cartão de crédito, pois no caso de você optar por exemplo pelo desconto ainda na loja e você não enviar os formulários (vou explicar em seguida), eles farão o débito no valor no seu cartão de crédito.

IMG_0595 - Copia

o carimbo está na parte inferior da nota

Depois de escolher a forma que irá querer seu reembolso, eles lhe darão um formulário que será assinado pela loja e por você, junto com um envelope. Ali já terá o valor que você será restituído. O formulário deverá obrigatoriamente  ser carimbado no aeroporto.

Depois de carimbado você tem duas opções, dependendo de sua escolha lá na loja: ou pega o dinheiro em espécie em um dos pontos de reembolso no aeroporto (como por ex da Global Blue), ou procura pelas caixinhas de correio e deposita o envelope para depois receber no seu cartão de crédito. Outra opção ainda é enviar o envelope pelo Correio, aqui do Brasil mesmo.

Ahh se você for visitar vários países na Europa, o processo do tax free somente poderá ser feito no último país que você estiver, ou seja, somente no aeroporto que você estará voltando para o Brasil!

Agora vou contar como foi nossa experiência, pois em duas compras tivemos sucesso  e em outra não! Ainda teve um pessoal que estava no nosso voo que não conseguiram e vou contar porque! Continue lendo, sei que é um pouco casantivo, mas é importante viajar sabendo como funciona todo o procedimento certinho para não ter problemas depois =p

Em Amsterdam compramos Iphone e optamos por receber o refund no cartão de crédito. Preenchemos o formulário certinho, carimbamos na aduana e colocamos na caixinha de correio da Global Blue que havia no aeroporto em Roma (este procedimento do carimbo somente poderá ser feito no último país que você estará antes de voltar para o Brasil).

30 dias depois estava o crédito no cartão de crédito, já em reais. Para se ter uma ideia, o valor do reembolso que havia no formulário era de 138 euros. No cartão eles convertem para dólar e depois para real… no final recebi R$295,55

Se você fizer as contas, no fim a cotação não foi boa, mas….. nosso vôo era super cedo e quem deixou para pegar o dinheiro lá não conseguiu, pois ainda estava fechado. No nosso caso foi a melhor e única opção.

Ah outro detalhe importante do aeroporto em Roma. Há dois lugares para carimbar os formulários. Um antes de passar pelo raio x e outro depois. Se for fazer antes, de qualquer forma tem que fazer o check-in antes e comprovar que estará deixando a Europa. Assim, deixe os pertences na bagagem de mão. Porém, um pessoal que estava em nosso voo depois do check-in foram ali carimbar e não conseguiram, pois como haveria uma conexão em Lisboa – Portugal, lá que deveriam fazer este procedimento. Resultado: o tempo lá foi curto e não tiveram tempo para carimbar os formulários e assim não conseguiram o reembolso.

No nosso caso, eu já havia lido que havia um local para este procedimento após o raio x (por isso é muito importante se informar como funciona no aeroporto que você irá antes de ir). Após o raio x, só virar a esquerda você verá o local, conforme na foto abaixo). Como era cedo, não tinha fila alguma e foi super rápido. Abriu somente as 06 da manhã. Mas já li muito depoimentos que as filas são enormes, portanto, se programe para chegar cedo no aeroporto.

IMG_3612

é naquela janelinha que você carimba os formulários e terá que mostrar o que comprou caso seja solicitado

Importante: tenha em mãos todos os produtos que irá querer reembolso pois eles pedem para ver na aduana. Outro ponto muito importante: havia lido em algum blog, não me lembro mais qual =( que eles observam se os produtos são novos, pois já teve casos de eles não reembolsarem produtos usados. Ex: estar usando um relógio ou Iphone. Como você já está usando os produtos, eles alegam que não tem o porque de realizar o reembolso do VAT, já que é válido somente para produtos não utilizados na Europa. No nosso caso, quando fomos pegar o carimbo no formulário ele pediu para ver os produtos e conferiu se não estavam usados.

Então… depois de carimbado, fechamos o envelope e colocamos na caixinha do correio da Global Blue.

IMG_3613

caixinha de correio da Global Blue que encontramos

Porém, teve uma compra que fizemos em Paris que era de outra empresa, que agora não lembro o nome, acho que era Pablo, mas não havia caixinha de correio em Roma. Então, só chegando no Brasil enviamos o envelope pelo correio e também aproximadamente 30 dias depois o crédito estava na fatura do cartão! Neste o reembolso era de 33 euros e na fatura veio R$103,00. Neste caso a cotação já veio bem melhor que a da Global. =)

Aqui mais uma observação, no envelope diz que não precisa selar…. mas penso que isso se você colocar no correio lá… por via das dúvidas selei nosso envelope e chegou lá certinho! Já li em alguns blogs que dão a dica para selar também!

E o que não deu certo pra nós? Na Sephora em Paris, já pedimos para fazer o desconto no ato da compra… da mesma forma recebemos o formulário para ser carimbado e tínhamos que enviar pelo correio… nós entendemos na loja que tínhamos 60 dias para entregar o formulário assinado (não sei se entendemos errado ou se foi isso mesmo), mas enfim… 30 dias exatos depois da compra veio o débito no cartão de crédito do desconto que tínhamos ganho =( enviamos o envelope selado da mesma forma que na compra que falei anteriormente e para a mesma empresa: Pablo, mas como o débito veio antes…. acho que agora não farão mais o reembolso novamente pois estou até agora esperando!

Então a dica é: só peça o desconto já no ato da compra se tiver certeza que conseguirá fazer com que o formulário chegue para eles em até no máximo 30 dias!

Gente… olhando minha fatura do cartão de crédito na data de hoje (04/05/2015) não é que vejo um crédito  do tax free? Fiquei toda feliz… afinal achei que essa já tinha perdido! Então a nova dica é: mesmo que venha o débito no seu cartão envie mesmo assim o formulário, pois no nosso caso ainda recebemos o reembolso!

Resumindo: Primeiro observe se a loja participa do programa de tax free, observe o valor mínimo da compra (não esqueça que tem que ser na mesma loja e no mesmo dia, não vale acumular notas de vários estabelecimentos, ou do mesmo estabelecimento mas de dias diferentes), tenha passaporte e cartão de crédito em mãos na hora da compra, não esqueça de preencher e depois pegar o carimbo no formulário no aeroporto e depois colocar o envelope no correio caso opte pelo reembolso no cartão de crédito, ou já pegar seu dinheiro no aeroporto, tudo isso, no país que você estiver deixando a Europa!

126 comentários em “Tax Free: como receber o reembolso de impostos

  1. Adorei seu blog! Eu irei pra Itália, e de Roma pegarei voo para Praga, depois Viena e Budapeste. No caso, República Tcheca, Áustria e Hungria fazem parte da União Européia, mas não fazem parte da Zona do Euro. Sabe em qual lugar devo fazer a restituição do dinheiro do TAX FREE?

    • Que bom Maria! 🙂
      Tem direito a restituição do VAT todas as pessoas que não moram na União Européia, então com relação aos países citados por não fazerem parte da zona do euro creio que não há problemas.
      Você deverá fazer o pedido de restituição no último país, quando estiver voltando pro Brasil. Só não esqueça de fazer antes de despachar as malas, pois podem pedir para ver os produtos!

  2. Adorei o post, muito esclarecedor já que o reembolso é sempre chatinho. Já mandei os envelopes do Brasil, com selo, e recebi tudo certinho. Já perdi reembolso pela aduana estar fechada no aeroporto. Porem depois soube que quando uma está fechada (para voos mto cedo) há sempre uma opcao 24 hs em outro terminal Algumas cidades possuem caixa para reembolso, como Barcelona. Funciona super certo, você recebe o reembolso, deixa o cartao como garantia, depois carinba na aduana na saída e coloca nas caixinhas de correios é ótimo pq já aproveita o que recebe o gastar mais beijos, adoro o blog!!

  3. Olá, estou passando por isso neste momento.
    Consegui o carimbo nas notinhas antes de fazer o check in, quando fiz o check in em que finalmente poderia ir até a loja do Global Blue pedir o reembolso a mesma já estava fechada.
    Vc menciona sobre um tal formulário, eu não tenho este formulário, na loja apenas me deram um papel que parece uma nota e um envelope da Global, no aeroporto, consegui o carimbo da Global Blue nessa notinha e apresentei meu passaporte, só isso.
    Agora que já voltei para o Brasil, posso enviar estas notinhas dentro do envelope da Global Blue para o endereço descrito no envelope? Só isso basta?
    Obrigada

    • Oiiii Suânata! Só a nota preenchida, inclusive com dados do cartão para reembolso, bem como estar com o carimbo bastam. Eu só colocaria selo no envelope por preucação. Já li pessoas que não colocaram e deu certo, mas já li também outras que não colocaram e não conseguiram. Eu coloquei e recebi o reembolso.

      • Boa noite, onde preencho os dados do cartão para reembolso? Estou com as notas e recibos do tax free que as lojas emitiram, estão todos certos. Porém não sei em qual campo coloco meu cartão de crédito.

        • Olá Felipe! Normalmente é na própria nota ou no formulário da empresa que vai fazer o reembolso. No momento da compra chegasse a falar que queria o reembolso por cartão de crédito?

  4. Oi, gostaria de uam ajuda, por favor. Consegui carimbar as notas de compras que fiz no El Corte Inglês em Lisboa, na última cidade que estive (em conexão) que foi Frankfurt. Agora para receber meu dinheiro de volta, preciso enviar o envelope com as notas para essa outra empresa de tax free indicada que é a Unicâmbio?
    Agradeço se puder me ajudar!

    ?

    • Olá Andrea! Isso mesmo.. as notas indicam o nome da Unicâmbio? sem sim é isto mesmo!
      Só não esqueça de indicar os dados para receber o reembolso e por precaução eu colocaria selo no envelope.
      Espero ter esclarecido! =)

  5. fiz compras em portugal,carimbei na alfandega mas não deu tempo de receber,gostaria de saber como faço para mandar pelos correios os taxifrees,todos são da global blue.poderiam me ajudar por favor.agradeço imensamente atençaõ

  6. Olá. Fiz a solicitação em amsterdam, entreguei as notas direto no posto da global e solicitei o reembolso pelo cartão de crédito. É necessário informar o uso do cartão de credito no exterior até que ocorra o reembolso? Eu lembro de eles falarem em 5 dias úteis, porém até agora não recebi (faz 7 dias úteis hoje). O prazo é cerca de 30 dias mesmo? Obrigado

    • Olá Thiago!
      No nosso caso levou cerca de 30 dias mesmo para aparecer na fatura do cartão.
      Só não entendi sua pergunta quanto a informar o uso do cartão no exterior… queres dizer deixar ele desbloqueado para uso no exterior?
      Se for isso.. não sei te informar, eu deixaria por precaução, ou podes ligar para o cartão que eles te informam se há necessidade ou não.

  7. Olá, é obrigatório eu pedir o reembolso no último aeroporto? Vou para alguns países e o penúltimo é Portugal e queria aproveitar o idioma para fazer os processos com mais tranquilidade (de lá vou para Praga), não poderia pedir o reembolso em Portugal (mesmo que não vá comprar nada na sequencia)?

  8. Parabéns pela matéria, porém gostaria de saber como posso me beneficiar com o reembolso em compras feitas pela internet de eletrônicos na Europa, se a empresa fornecedora do produto não tem o tax free. É possível o reembolso do IVA com a apresentação da nota fiscal e da mercadoria no aeroporto juntamente com passaporte?

  9. Olá Paulo! Obrigada! Se a empresa fornecedora não tem o tax free até onde eu sei então não tem como receber o reembolso… pois só é possível quando a loja é participante.

  10. Boa tarde.
    Estou indo pra Europa e pretendo trazer uma bicicleta de lá.
    Sairei de Porto, com escala em Madri.
    Devo realizar o procedimento em Porto ou em Madri? Minha duvida é pertinente, pois vou despachar a bicicleta em Porto e se eu realizar o procedimento no meu ultimo ponto na europa isso será em Madri e lá não estarei com a bicicleta para mostrar, caso necessite.
    Parabens pelo post, está bem legal!

    • Olá José Luiz!
      Olha, essa resposta com exatidão vou ficar lhe devendo…
      Acho que você poderia tentar se informar em Porto e explicar a situação. Não é sempre que eles pedem para ver a mercadoria, mas vai que pedem né? Realmente sua dúvida é pertinente, mas na prática, não sei lhe responder :/

  11. Olá Paty tudo bem? Achei muito explicativo seu post, porém algumas duvidas: Vou para Paris – Londres – Roma (Nesta mesma ordem), na volta, terei uma conexão de umas 2 horas em Lisboa, minhas duvidas são: Alem de Roma, posso pegar o tax free em Paris e Londres também? Se sim, tenho que apresentar e carimbar todos no aeroporto de Lisboa??? 2 horas são o suficiente??? Beijos e obrigada!

    • Muito obrigada Carol! Você pode pegar o tax free de todos os países citados sim e todos devem ser carimbados no último aeroporto que forem da união européia, no seu caso Lisboa. Quanto ao tempo depende… Se não tiver fila o processo é rápido, o problema é se tiver fila!

  12. Olá, excelente post.

    Estive me lisboa no natal passado, fiz varias compras e consegui o reembolso pelo cartão de crédito. Porem, recebi alguns cheques da global blue em minha residencia aqui no Brasil. Gostaria de saber onde e como posso trocar esses cheques ? trata-se de cheques de reembolso de taxfree tambem.

    Obrigado pela ajuda

  13. Olá,
    Será que pode me auxiliar por gentileza?
    Fiz dois taxfree, um em dezembro no México e outro agora em março em Roma. Em ambos os casos, após conferirem minhas mercadorias e caribarem os papéis, recolheram meus dados de cartão de crédito e disseram que o procedimento estava finalizado. Ou seja, não deposite nada nessas caixinhas dos correios. E os valores não foram creditados no meu cartão. Será que consigo continuar esses processos aqui do Brasil?
    Obrigada!

  14. Oi Paty,
    Viajo para a europa e meu ultimo país será a Espanha. Porem, terei um voo Barcelona/Madri, e então Madri/SP.
    Sab e se consigo fazer o procedimento em Barcelona, ou se precisa ser em Madrid mesmo? Estou preocupada com o tempo da escala.
    Mto obrigada!

    • Oiii Marina! O procedimento normalmente tem que ser feito no último país antes de vir para o Brasil, no seu caso Madri. Porém, eu tentaria em Barcelona, pois no nosso caso, nosso voo era Roma/Lisboa e Lisboa/SP e eu consegui fazer tranquilamente em Roma mostrando nossa passagem de retorno até SP. Boa Sorte e boa viagem!!!!

  15. Olá, tudo bem?
    Eu me esqueci de olhar sobre o reembolso do tax free quando deixei a Europa e queria ver se ainda tem como receber. Estou com os documentos de solicitação do tax free emitidos pela loja, mas não carimbei na alfândega do último aeroporto em que estava. Será que ainda tem jeito? Obrigada!

  16. Bom dia gostaria de uma informação o ano passado estive em Portugal e depois de algumas compras regressei ao Brasil fazendo escala em Madrid ,só que á hora que cheguei ao aeroporto estava tudo fechado não tive como receber
    o rembolso do imposto ,queria saber se agora que estou indo para a Europa se posso ainda pedir essa restituição .

    Obrigado

    • Olá José Augusto! Eu acho que não consegues não… pois terias que ter carimbado as notas das compras quando saiu do país…

  17. Bom Dia ! Gostaria de saber se comprando um iphone pela internet na frança.
    Tem como receber o tax free? Como enviamos o passaporte pela internet ?e quanto tempo antes de viajar
    podemos fazer a compra ??

  18. Bom Dia ! Gostariade comprar um iphone pela internet na franca e gostaria de saber
    de poderei receber o tax free? Sei que apple tem,mas como vou receber o formulario necessario,
    pois na compra on line , nao tem falando nada a respeito ??? qual o prazo máximo para eu
    fazer a compra antes de voltar para o brasil ???

    • Bom Dia Cristina!
      Eu acho que pela internet não tem como pedir reembolso, seria somente para compras efetuadas em lojas físicas mesmo.

  19. Oii Paty!
    Vou a Portugal agora em julho, queria conseguir tirar uma dúvida.. No aero de Lisboa tem um guichê pra carimbar as notas antes e outro depois do detector de metais.. (eu sempre achei que tinha apenas o depois do detector 😡 )
    Posso primeiro apresentar as compras(roupas, perfumes, celular, câmera, bolsas..) carimbar as notas e só depois fazer o check in? Já que só vou ter direito apenas um volume (voo Lisboa/ Ilha do Sal e Ilha do Sal/Fortaleza) e na bagagem de porão vou trazer compras que me darão direito ao tax free.
    Posso tentar carimbar e só depois fazer o check in? 🙁 🙁 🙁
    Help…Please!

    • Podes tentar fazer sim! Já vi pessoas dizerem que conseguiram de boa.
      Pode ser que eles não aceitem pois podem querer ver que se você já fez o check-in, mas quem sabe só mostrando a passagem eles aceitem. Já fique com elas em mãos.
      Não custa tentar né? Aí caso não aceitem, o jeito vai ser fazer só depois mesmo.

  20. Posso pedir taxfree com o visto de vencido? Na realidade estou dando entrada no processo de residência, mas infelizmente terei que voltar ao Brasil, ainda não sou residente. Como seria esse caso?

    • Oii Evandro! Sinceramente não sei lhe responder… Acredito que uma coisa não tem nada haver com a outra pois acho que nem olham o visto… Mas não sei te dizer com certeza.

  21. Viajei para a Italia em julho do ano passado. Peguei as notas e o pagamento dos produtos foram todos em euro. No aeroporto de Roma (com escala em Paris) fui ao guichê apresentei tudo que pediram passaporte, notas enfim fiz o que tinha que fazer e informaram que o reembolsa seria feito no cartão de credito. Estranhei e outras pessoas estavam muito bravas tb (isso parecia o padrão italiano) pois se eu comprei com dinheiro pq receber no cartão? Bem era aquilo ou podia perder o avião. No aeroporto de Orly fiz a mesma coisa só que foi muito melhor pois lá tivemos a opção de receber em Reais, Dolares ou Euro. Até hoje estou esperando o tal reembolso que não aconteceu. Como devo proceder?

  22. Boa tarde. Veja se pode me ajudar: vou fazer compras em Nice na LV. Meu voo tem escala em Lisboa, na volta pro Brasil. Tenho 1:30 de escala, mas segundo o site do aeroporto em Lisboa, o local para restituição do Vat estará fechado. Volto num domingo às 19h e diz o site que funciona até as 13h.. Alguma ideia de como faço pra receber esse imposto de volta? Pq entendi que precisaria mostrar a mercadoria num guichê, dai eles carimbam um papel que eu entregaria depois do check In pra receber, certo? E tem que ser feito no último local da Europa de onde virei pro Brasil? Obrigada

    • Oi Regina!
      Pelo que entendi Lisboa será o segundo aeroporto né?
      Então, eu tentaria fazer no aeroporto que vais fazer check-in e, caso eles não queiram fazer, explica que o próximo aeroporto o local estará fechado. Acredito que consigas fazer no primeiro aeroporto, pois já fiz sem problemas apresentando as passagens.
      No caso, primeiro fiz o check-in, passei pela segurança e depois lá dentro mostrei as passagens e carimbei os recibos. Só deixar as mercadorias na passagem de mão.
      Espero ter ajudado! Boa viagem!

  23. Olá! Volto para o Brasil amanhã (25/06/2016) saindo da Espanha. Já peguei todas as notas e os formulários nas lojas (com exceção da zara que só carimbou as notas e não me deu o formulário preenchido). Porém o meu voo é muito cedo e vou chegar antes das 6h da manhã no aeroporto. Minha mãe mora em Madrid. Posso deixar as notas com ela para enviar por correio? Não entendi muito bem esse trâmite do correio. É preciso ir ao aeroporto para deixar no correio de lá? Ou posso enviar da residência para um determinado endereço? Não sei se será possível me responder ainda hoje pois viajo amanhã. Mas vou aguardar o retorno.

    Obrigado. Raphael

    • Oii Raphael! As notas podem ser enviadas depois pelo correio sim, ou por vc ou por sua mãe, para o endereço da empresa que irá fazer a devolução, porém elas precisam estar carimbadas e isso você só consegue fazer no aeroporto. As notas sem carimbo não valem nada. No meu caso, só consegui fazer depois do check-in. Espero ter ajudado! Bom retorno!

  24. Paty, você enviou o formulário Pablo, de Paris, pelo correio do Brasil para qual endereço. Fiz como você, validei o formulário, mas não coloquei na caixinha e agora quero mandar pra lá. Mando pra onde? Pra loja em que eu comprei o produto?

  25. Boa tarde, Paty. Fiz como você, validei o formulário Pablo no aeroporto, mas trouxe para o Brasil, não coloquei o envelope na caixinha. Para qual endereço eu envio esse formulário, agora? Eu não tenho aquele envelope, vou ter que colocar em um envelope normal e pagar a postagem. Obrigado.

    • Oi Bruno! Na época tinha o endereço no envelope… Agora não me recordo! Mas pesquisei aqui pra você.. Encontrei o seguinte endereço no site premiertaxfree.com: 140, boulevard malesherbes, Paris, 75017, france. Dá uma conferida se é este mesmo!

  26. Olá adorei seu site e esse post é bastante informativo. Tenho uma dúvida, estou em Roma mas daqui irei para África. Gostaria de saber se o tax free é feito somente quando se volta ao país de origem! Obrigada!

  27. Boa noite. retornei ontem de Madrid e com o tempo curto de conexas não consegui receber la. consegui os carimbos, mas são de mais de uma empresa, e uma delas ao me exlicar, ficou com o envelope. Como devo proceder. Posso enviar de sedes, com o nosso envelope aqui do brasil? E’ do tax refund. Tenho também da global blue, mas essa eu tenho o envelope. Como posso proceder? Grata, regina augusti

    • Podes enviar em outro envelope sim sem problemas,só vais ter que ver o endereço de cada um para mandar. Normalmente no site deles tem.

  28. Bom dia !

    Farei uma Peregrinação a Terra Santa & Itália. Não tenho cartão de crédito como farei para ter meu cheque Tax – free ? Se percebi que todas as devoluções é no cartão de crédito.

    Aguardo orientações.

    • Olá Mary! No guichê da empresa você consegue pegar em dinheiro. Só tens que ver o virais que fica aberto, pois se seu voo for de madrugada provavelmente estará fechado.

  29. Paty, fiz uma compra no cartão de crédito em Paris, o lojista preencheu o formulário Pablo e eu validei no aeroporto. Quando perguntei se receberia o imposto em dinheiro fui informado de que não, como a compra havia sido no cartão de crédito, eles iriam estornar no mesmo cartão. Perguntei se precisava enviar o formulário por correio e disseram que não, que era para eu apenas guardar o formulário comigo. Voltei para o Brasil e até hoje não recebi o imposto, já tem mais de 2 meses, o que eu devo fazer?

  30. Olá paty, Fui pra Londres em maio e como nao uso cartão de credito solicitei que enviassem pro meu endereço. Recebi agora em setembro um cheque no valor de USD 48,74. Eu posso descontá-lo em qualquer banco?

  31. Olá, ótimo post o seu, muito informativo. Tenho uma dúvida: pretendo fazer uma compra na Itália, mas volto por Paris. Entendi que peço o reembolso no último ponto da Europa, no meu caso, Paris. A questão é a seguinte: o valor a ser reembolsado será o equivalente à Itália (22% acho) ou a Paris que é onde irei solicitar (12%)?

  32. Bom dia. Existe a possibilidade de receber o Tax Free já tendo chegado no Brasil e sem ter pedido o formulário nas lojas? Só com as notas fiscais comprovando a compra? Fiz compras altas mas não sabia do Tax Free (primeira viagem). Agora a fatura tá vindo com preços maiores do que o Euro estava. Deve ser a diferença do preço de mercado e compra. Tem isso, né? Queria saber da possibilidade de algum desconto na fatura através do Tax Free. Agradeço demais se vc puder me ajudar com alguma informação.

    • Oi Giselly! Até onde eu sei, infelizmente somente com o carimbo nas notas mesmo. 🙁
      E a diferença na sua fatura é da variação cambial mesmo… a única desvantagem em utilizar o cartão de crédito.
      Pena que não pude lhe dar boas notícias! Mas na próxima agora você já sabe =)

  33. Oi Paty

    Muito legal o seu post. Super completo!
    Estou com uma dúvida.
    Fizemos compras na Itália, pegamos os formulários, carimbamos na alfândega. Iríamos receber o reembolso em nossa conexão em Paris, porém tivemos alguns atrasos no vôo e não conseguimos solicitar.
    Estamos com 6 formulários e 6 envelopes da Global Blue em mãos e pretendemos enviar por correio daqui do Brasil.
    Devemos enviar cada formulário em um envelope ou podemos enviar todos eles em um único envelope?
    Obrigada!

  34. Olá, tudo bem?

    Por favor, veja se pode me ajudar. Vou para Malta, Paris e Florenca, mas o voo de volta para o Brasil faz conexão em Roma. Tempo terei suficiente para fazer os trâmites, minha dúvida é se terei que fazer por Roma, como apresentar os produtos que comprei (pretendo comprar alguns cosméticos que não poderei levar na bagagem de mão, e não sei se vou fazer um novo despacho de bagagem em Roma ou se irá direto de Florenca e somente mudarei de voo em Roma).
    Outra dúvida, não uso cartão de crédito, e pelo que li tenho que apresentar o cartão na loja no momento que pedir p formulário, isso é necessário ou posso dizer que não tenho o cartão e que pedirei o reembolso em dinheiro?

    Obrigada

    • Oi Francine! Tudo bem e com você? Pode restituir em dinheiro sim, mas aí terás que pegar lá na hora, não vais conseguir mandar envelope aqui do Brasil! Tomara que seu voo seja no horário que lá esteja aberto. Quanto ao local, eu tentaria primeiro no destino que vais sair, aí se lá não der certo, você tenta na cidade de conexão, no caso, Roma.

  35. Paty, bom dia!
    Tudo bem? Você comprou Iphone no Amsterdam e solicitou a devolução de taxa na Roma como último país para voltar do Brasil, é isso? Então, gostaria de saber se é possível usar o Iphone durante viagem e colocar de volta na embalagem(violada e sem aquele plástico que protege a embalagem) antes de passar a vistoria do reembolso VAT?
    Obrigado,

    • OLá Rubens! Tudo certo e com você? Então, eu usei o meu a viagem toda, mas deixei aquele plástico que vem em cima da tela do aparelho sabe… na hora de viajar desliguei o aparelho e coloquei na caixinha… aparentemente estava como se nunca estivesse sido usado. O cara da alfândega chegou a abrir a caixinha… como estava desligado não falou nada…mas se por ventura ele ver que está usado não terá direito ao reembolso.

  36. Paty, boa noite!
    Retornei de Madrid com as notas carimbadas mas não tive tempo de receber o dinheiro do taxfree pois a fila estava enorme e para não perder o voo retornei com as notas. As notas estão no envelope da Global Blue. O que tenho que fazer? Preciso de colocar o endereço deles ou o que está no envelope é o válido? Comprei no dinheiro, tenho que enviar xerox do meu cartão de crédito? Nas notas não consta o número do meu cartão.
    Obrigada!

    • Olá Neuza! Isso mesmo, você envia no envelope na Global Blue no endereço que consta ali. Já vi pessoas que dizem que não precisa selar o envelope, eu colocaria selo por precaução. Para receber o reembolso no cartão de crédito é preciso informar os dados sim.

  37. Olá,

    Sou obrigada a pagar com cartão de crédito? Ou posso apenas informar os dados e efetuar o pagamento em dinheiro?
    Estou indo pra Londres daqui um mês e pretendo comprar um iPhone 7 no valor de 599 libras. Prefiro pagar em dinheiro, comprando em espécie aqui no Brasil pra garantir a variação cambial.

  38. Valeu pelas dicas Paty…
    Estava pesquisando sobre o tax free há alguns dias, pois vamos para Itália e Paris, mas não havia conseguido informações mais precisas como as que encontrei no seu blog…
    Sobre o tema, em resumo: vejo se a loja participa do programa tax free (todas participam?), vejo o mínimo a ser comprado, peço para carimbaram a NF, peço formulário (já vem preenchido?), vou ao guichê da respectiva empresa no último aeroporto (Paris, no nosso caso – posso tentar antes de despachar as bagagens né?), faço a documentação para reembolso (eles emitem um documento? carimbam seus formulários e NF?), opto por receber no cartão ou em dinheiro lá no guichê? Se optar por receber em dinheiro e a fila estiver tão grande que mesmo com muito tempo não consiga por conta do voo, eu perco? Depois de receber o dinheiro ou mesmo optando por receber o crédito no cartão, eu posto os papéis na caixinha da empresa? No guichê fornecem os envelopes? O imposto é de quantos %?
    Acho que seria “só” isso…
    Valeu!
    E vamos que vamos para o frio do Natal e Reveion… rsrsrsrsr

    • Oiii Marcelo! Então, vamos as repostas!
      Não são todas as lojas que participam, você pode perguntar ou ver se tem um selo de tax free. O valor mínimo a ser comprado cada país tem o seu.. agora não me recordo mais quanto era em Paris e na Itália (podes olhar no link que citei no texto), mas sim, no caixa você fala que quer o reembolso e eles lhe darão o formulário assinado por eles, já com o envelope. Mas o carimbo é no aeroporto.
      Você pode tentar o carimbo na nota antes de despachar sim, tem que ver se tem no aeroporto que você vai e se estará aberto. No meu caso só estava aberto o após o raio x. Depois de carimbado, se o guichê da empresa do reembolso estiver aberto, você já pode deixar com eles o envelope com as notas já carimbadas e pedir o reembolso em dinheiro. Caso contrário, a opção será ou deixar na caixinha da empresa, se houver no aeroporto, ou mandar pelo correio. Acho que isso! Espero ter esclarecido! Boa viagem e aproveite! É uma delícia por lá final do ano!

  39. Olá Paty, suas dicas são show, mas ainda tenho dúvidas… será que vc poderia me ajudar? Estive em outubro em Barcelona e, no aeroporto não consegui pegar o carimbo… era o carimbo ou perder o voo (rsrsrs). Eis as minhas dúvidas: esse carimbo pode ser feito em qualquer aeroporto da união européia?? Se sim, posso pedir a um amigo pra fazer isso pra mim ou é pessoal ?? Depois de carimbado pode ser colocado em caixinhas de qualquer aeroporto? Agradeço muito desde já, te desejando um excelente final de ano 😉

    • Olá Tania! O carimbo na nota deveria ter sido feito quando você estava retornando mesmo… até porque eles podem pedir para ver as mercadorias. Então, infelizmente, acredito que não tenha mais o que você fazer.

  40. Parabéns pelo blog!
    Estive em portugal há 6 anos. Apresentei o formulário no aeroporto e não precisei enviar nenhum formulário. A compra havia sido feita no cartão pré-pago e eu peguei o valor referente aos impostos ali mesmo.
    Mês passado eu estive na Itália e peguei o “tax free” (177 EUR) num dos pontos espalhados pela cidade. Lá, a atendente preencheu um formulário e me entregou junto com o dinheiro.
    Hoje, veio em minha fatura a cobrança de 203 EUR. Ao contestar, disseram que não receberam o formulário.
    E agora? Consigo enviar o formulário que a atendente me deu ou, obrigatoriamente, eu deveria passar no balcão do aeroporto?

    Obrigado.

  41. Bom dia! O blog é sensacional.

    Vou pra Europa em fevereiro e volto de Berlim, sendo que faço conexão de apenas 1 hora em Zurique. Todo o procedimento para recebimento das taxas eu tenho que fazer em Berlim ou Zurique? Será se dá tempo?

    • Olá Guido! Desculpe a demora em responder, eu estava viajando e só vi agora.
      Eu tentaria nos dois lugares para garantir, se não der no primeiro, tenta no segundo!
      Quando foi comigo, já consegui fazer no primeiro aeroporto.

  42. Muito bom as dicas registradas neste blog.
    Não consegui recuperar o reembolso mesmo seguindo toda orientação no site da Money Black/Tax Back em Cancun, então fica a dica e a descrição do que ocorreu comigo e minha filha:
    Em 03/01/2017, estive na MoneyBack/Tax Back em Cancun às 21:30 hs, o atendente pediu para eu retornar às 22:00 hs. Voltei às 21:45horas, fui a primeira da fila que se formou. Até às 22:40 hs ninguém apareceu para nos atender.Tentei comunicação via site e e-mail da Money Black, mas infelizmente não obtivemos sucesso.
    Sem o reembolso e sem uma explicação plausível por parte da Money Black/Tax Back Cancun.
    Obs.: o outro ponto de atendimento estava fechado.

  43. Gostaria de multiplicar minha experiência recente com o tax free refund. EmbarqueI em Strasbourg (França) para o RJ com conexão em Amsterdam. Tinha vários formulários de tax free da Alemanha. Consegui fazer no aeroporto de Amsterdam com tranquilidade. O tax free em Amsterdam fica após a imigração e todos os funcionários do aeroporto te orientam como chegar. As compras estavam comigo em bagagens de mão. Optei por receber o tax free no cartão de crédito e o cartão já me confirmou os créditos futuros. Não deixem de fazer seus tax free se o aeroporto de embarque na Europa for pequeno sem aduana e a conexão for Amsterdam. Eu não sabia se conseguiria e felizmente tentei e consegui.

  44. Olá Paty, tudo bem?
    Então, eu fiz o processo para requerer o valor da taxa em Veneza, porém lá fui orientada a colocar o envelope com um formulário em uma caixinha de correio, porém, nessa compra eu tinha escolhido receber o valor em dinheiro e não pelo cartão, e eu não preenchi o meu endereço(pois o responsável falou que estava tudo certo), mas essa compra foi feita pelo cartão de crédito, eles tem como requerer o valor através da compra?
    Obrigada pela atenção.
    Abraço.

  45. Olá ainda estou com duvidas sobre o tax free, irei comprar um Iphone em Berlim, meu voo para o Brasil sai de lá com escala em Paris, devo fazer o processo em Berlim ou Paris?

    • Olá Verônica! Via de regra deveria ser em Paris, último país que você irá passar, mas já tente fazer em Berlim para garantir, pois pode ser que não de tempo durante a escala.
      Na minha viagem que era de Roma, com escala em Portugal, consegui fazer em Roma.

      • Entendi, minha escala vai demorar 3h30 mais de qualquer forma tentarei em Berlim.
        Se eu optar pelo reembolso por dinheiro demora muito no aeroporto? É mais vantajoso do que pelo cartão de crédito?

  46. Adorei tudo que vi aqui, mas tenho uma dúvida que pode ser até ridícula, mas realmente não sei como proceder…
    Voltando da África meus reembolsos vieram em forma de um cartão de crédito provisório. Como faço para resgatá-los? É só ir em qualquer loja e gastá-los?
    Obrigada!!

  47. Boa tarde, voltei ontem de Europa e infelizmente não deu tempo de passar no Tax Free. Qual deverá o procedimento para ter direito ao reembolso? Estou com as Notas Fiscais junto com seus respectivos envelopes. Devo enviar com copia de algum documento? É só ir a qualquer correio?
    Aguardo a sua ajuda!

  48. Oie! Tudo bem? Volto amanhã para o Brasil saindo de Lisboa, comprei um
    MacBook e estou com medo de pedir Tax Free e depois ter que pagar aquele imposto no Brasil já que o computador custou mais de $ 500 que seria o limite de compras no exterior. Alguém já passou por isso? Brigado!

  49. Olá Patricia,

    Tenho uma dúvida, chego por Portugal, sigo para Roma e depois Zurique.

    Minha volta é Zurique – Lisboa – Brasil, só que a conexão só tem 1 hora entre lisboa e o voo para o Brasil, você sabe informar se consigo fazer o “refund” em Zurique ou é melhor trocar o voo e ficar com mais tempo em lisboa para solicitar o taxfree?

  50. Olá Paty,
    Como solicitar o Tax Refund do Brasil?
    Fiz uma compra da Alemanha pela internet e me foi entregue em Portugal. Tenho o Invoice que me enviaram por e-mail e o formulário do Tax Refund preenchido pelo vendedor e também enviado a mim por e-mail em PDF.
    O que devo colocar no envelope e para onde eu envio?
    Agradeço se puder me ajudar.

  51. Oi paty, amei seus posts. Preciso de ajuda, comprei u
    iPhone em paris e me deram o papel do tax free, só que infelizmente perdi o papel. A loja pode me fornecer outro?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *