Burj Khalifa

Filme Missão Impossível 4: Protocolo Fantasma

Uma das coisas que fiz nas férias foi assistir o Filme Missão Impossível no cinema IMAX lá no Canadá! (logo logo posts sobre lá!).
E foi demaisss!! Quem ainda não assistiu o filme recomendo, e se possível num cinema IMAX. Algumas cenas são impressionantes!

As filmagens começaram em 30 de setembro de 2010. Locações incluiam Dubai, Praga, Moscou, Bangalore e Vancouver. O filme foi parcialmente filmado com câmeras IMAX, que são aproximadamente 30 minutos da duração total do filme. O diretor Brad Bird  insistiu para que o filme fosse filmado em IMAX e não em 3D, já que ele achava que o primeiro formato oferecia uma maior imersão devido a sua qualidade de imagem maior, que é projetado em uma tela maior, sem a necessidade de óculos especiais. E realmente, são imagens fascinantes. Achei lindo as imagens de Dubai e do Burj Khalifa, dentre outras! Por algumas momentos se tinha a sensação que estávamos lá!!! Com certezs as melhores cenas!

Curiosidades sobre o filme:

Tom Cruise dispensou o uso de dublês e se pendurou no Burj Khalifa para filmar algumas cenas. Em uma delas, Cruise é obrigado a escalar andares do prédio por fora, para acessar a rede de computadores do local. Ele desce em uma corrida vertical e finaliza com um salto acrobático. A filmagem foi arriscada e as imagens de cima para baixo do topo do edifício são de tirar o fôlego!

Burj Khalifa

O Burj Khalifa é o maior arranha céu já construído pelo homem, com 828 metros de altura, e fica localizado em Dubai, nos Emirados Árabes. Sua construção durou quase 6 anos, envolvendo 380 engenheiros, sendo inaugurado em 04.01.2010.


O edifício faz parte de uma área de 2 km² em desenvolvimento, chamada “Downtown Burj Dubai”, localizado no “First Interchange”, ao lado das duas principais avenidas da cidade, a Sheikh Zayed Road e a Financial Centre Road.
O orçamento total do projeto do Burj Khalifa girou em torno de 4,1 bilhões de dólares e para toda a nova “Downtown Dubai”, 20.000 milhões de dólares.
O edifício abriga 1.044 apartamentos, 49 andares de escritórios e centros comerciais, restaurantes, uma mesquita e o primeiro Hotel Armani do mundo, com 160 apartamentos e diárias em torno de U$ 1.400,00.
A estrutura que se ergue entre o deserto e o mar pode ser vista a 95 km de distância. Foram utilizados 330 mil m³ de concreto, 31.400 mil toneladas de aço e 28 mil painéis de vidros.

Comparação do Burj Khalifa com outras grandes estruturas.

Curiosidades sobre o Burj Khalifa:

– o edifício possui 57 elevadores, sendo a maior distância percorrida por um elevador no mundo.

no andar 124 fica localizado o deck de observação sobre toda a cidade de Dubai, que fica a 442m de altura, sendo o maior deck externo de observação do mundo. Além da vista, o visitante tem acesso a um moderno equipamento multimídia que conta a história do Burj Khalifa.

– A quantidade de janelas de vidro colocadas no Burj Khalifa daria para fechar 20 estádios de futebol e 30 de futebol americano.

– O Burj Khalifa possui o peso equivalente de cem mil elefantes.

– Para limpar todas as janelas do Burj Khalifa, seriam necessários, pelo menos, 4 meses.


– Com o aço que foi preciso para construir o Burj Khalifa, daria para construir uma estrada percorrendo 1/4 da circunferência terrestre (dos Estados Unidos ao Oriente Médio).

– Recorde mundial no uso de concreto bombeado – 605 m.

–  O hotel do prédio, Hotel Armani, é o único hotel 7 estrelas do planeta além do Nurj Al Arav, também em Dubai.

– Conta  com um jardim com lagos, fontes, e um belo parque ao redor.

– No momento de pico de sua construção, 12.000 operários, de 100 nacionalidades, trabalhavam na obra.

– Possui clube e fitness center com quatro andares.

– O Burj Khalifa necessita de 1.000.000 litros de água por dia.

– Com relação ao uso sustentável da água, o Burj Khalifa também é recordista. Ele possui um dos um dos maiores sistemas de recuperação de água condensada do mundo, o que significa o aproveitando de até 20 piscinas olímpicas de água por ano, além de ter uma das maiores pressões de água refrigerada já usada em um edifício para maximizar a eficiência. A água é aproveitada para a irrigação dos jardins e áreas verdes.

Não há como negar que é uma obra de arte da construção civil!

4 comentários em “Burj Khalifa

  1. Pingback: Dubai dia 6: Jumeirah Beach e Topo do Burj Khalifa |

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *