Nosso roteiro de 5 dias e meio para curtir muito Fernando de Noronha

Em setembro de 2015 fomos passar uns dias em Fernando de Noronha e vou contar para vocês como foi nosso roteiro e o que fizemos em cada dia.

1º dia: Nosso vôo chegou na ilha por volta das 16h. Fomos para a pousada que ficava na Vila dos Remédios e em seguida fomos para a praia do Cachorro para apreciar o pôr do sol. De cara já ficamos encantados!

IMG_4714 (1024x683)

Pôr do Sol na Praia do Cachorro Foto: ViajandoComAPaty.com

IMG_9820 (1024x683)

À noite fomos jantar no restaurante Flamboyat, também na Vila dos Remédios. Li vários relatos elogiando a comida, mas sinceramente eu achei bem mais ou menos. Só vou ficar devendo o nome do prato pois não me recordo!

IMG_4389 (768x1024)

Restaurante Flamboyat

PS: Durante à noite os pratos são a la carte, mas ao meio dia eles servem buffet, que é uma ótima opção para quem quer tentar economiza um pouquinho em Noronha. Almoçamos lá duas vezes e percebemos que vários locais almoçam por lá.

2º Dia: Ilha Tour

O passeio ilhatour inicialmente não estava em nosso roteiro, pois pensamos e alugar um buggy e conhecer a ilha por conta própria logo no primeiro dia, mas como ganhamos o passeio da pousada, claro que aproveitamos e já digo que foi ótimo! Nos divertimos muito com nosso grupo e nosso guia, que era super divertido e prestativo. Era da empesa Na Onda. Ele ainda nos contou várias curiosidades sobre a ilha, o que foi super interessante.

No Ilhatour passamos pela Praia do Leão, na praia do Sueste, onde paramos para mergulho livre. Se você nunca tiver feito snorkel, tem uns guias que te levam em uma bóia e você não precisa fazer força nadando… só vai curtindo os peixes, tartarugas enormes, tubarão (se tiver sorte ou azar de ver um kkk), dentre outras várias espécies marinhas. Na praia do Sueste tem ducha de água doce para tirar a água do mar, banheiros e uma lojinha e é preciso ter ingresso do Parque Nacional Marinho.

Depois fomos na praia do Sancho, onde também fizemos parada para banho/mergulho. Para acessar a praia e os mirantes é também é necessário ter o ingresso do Parque Nacional Marinho. Da entrada até os mirantes você terá que fazer uma caminhada e então irá chegar em um ponto com um dos visuais mais incríveis que já vi em minha vida: a praia do Sancho e Baía dos Porcos. Aproveite para tirar muuuuuitas fotos!

Para ter acesso a praia é preciso descer dois lances de escadas que ficam nas rochas, onde só passa uma pessoa por vez! Depois há mais uma escadaria de pedras que leva até a areia da praia mais linda do mundo! Vá preparado: saiba que é calor e muitas pessoas passam mal. Leva água, protetor solar e não carregue muitas coisas com você, pois você terá que caminhar bastante e subir as escadas. A pé, esta é a única forma de acessar a praia. Mas gente…. vale todo o esforço do mundo, pois a praia é sensacional, fenomenal, maravilhosa, águas cristalinas, quentinha…. tudo de maravilhoso nesta vida!!!!!! Foi a melhor praia para fazer snorkel! Me senti na fenda do biquini do Bob Esponja enquanto mergulhava kkkkkk

Mas…como estávamos no ilhatour, então não ficamos muito tempo e tivemos que voltar… fomos até a Cacimba do Padre, onde almoçamos, passamos ainda pela Baía dos Porcos; passamos pela praia do Porto, Buraco da Raquel e vimos o pôr do sol no Forte do Boldró, outro lugar sensacional para apreciar essa maravilha de Deus!

Confiram abaixo algumas fotinhos do nosso dia fazendo o Ilhatour:

IMG_0014 (1024x683)

Cacimba do Padre Foto: ViajandoComAPaty.com

IMG_9918 (1024x683)

IMG_9929 (1024x683)

Essa foto é só para mostrar o que é a cor desta água!!!! Foto: ViajandoComAPaty.com

IMG_9939 (1024x683)

IMG_9957 (1024x683)

Nosso guia super querido! Foto: ViajandoComAPaty.com

IMG_9969 (1024x683)

Praia do Porto Foto: ViajandoComAPaty.com

IMG_9983 (1024x683)

Buraco da Raquel Foto: ViajandoComAPaty.com

IMG_9975 (1024x683)

Enfim, foi um passeio bem divertido e bacana e nos deu uma ótima perspectiva da ilha para aproveitarmos nos dias seguintes. Achei que valeu super a pena.

3º Dia: Praia da Conceição, Baía dos Porcos e Pôr do sol na Cacimba do Padre

Passamos a manhã na praia da Conceição. Esta é uma das únicas praias que tem alguma infraestrutura. Há cadeiras e guarda-sol para alugar, além de um bar à beira do mar. Esta praia é uma delícia para tomar banho de mar. Os pássaros também dão um show à parte pegando os peixinhos no mar, ou melhor, as sardinhas…. não consigo nem descrever a quantidade de sardinha que havia no mar!

G1610594 (1024x768)

Praia da Conceição Foto: ViajandoComAPaty.com

G1680616 (1024x768)

IMG_0048 (1024x683)

IMG_0078 (1024x683)

Praia da Conceição Foto: ViajandoComAPaty.com

IMG_0079 (1024x683)

IMG_4743 (1024x768)

À tarde passamos na Baía dos Porcos… um dos meus lugares preferidos em Noronha! Também é uma delícia tomar um banho de mar, fazer snorkel e ficar assim à toa apreciando a beleza sem igual deste lugar!

G1910672 (1024x768)

G2000693 (1024x768)

G2280722 (1024x768)

IMG_0090 (1024x683)

Baía dos Porcos Foto: ViajandoComAPaty.com

No final da tarde optamos por ver o pôr do sol da praia Cacimba do Padre, que fica ao lado da Baía dos Porcos… foi sensacional!!!!

G2650951 (1024x768)

Cacimba do Padre Foto: ViajandoComAPaty.com

IMG_0148 (1024x683)

À noite fomos jantar no restaurante Xica da Silva. Pedimos um camarão na moranga e a comida era divina! Super recomendo este restaurante.

4º Dia: Alugamos um Buggy!

O pessoal da pousada reservou o buggy para nós e ele foi entregue lá na pousada mesmo. Pegamos e fomos em direção ao posto abastecer. O moço nos falou que com R$60,00 poderíamos rodar o dia inteiro tranquilamente. Ele nos disse isso pois no buggy o marcador de combustível não funcionava kkkk

Pois bem.. abastecemos e fomos parando em cada cantinho que queríamos para bater fotos e ficar apreciando a paisagem. Depois fomos até a praia do Boldró, também entre as minhas preferidas (tá… acho que todas são minha preferidas =p) e ficamos lá tomando banho de mar… essa praia possui um pouco de ondas, então para mergulho não é boa, mas para ficar curtindo o mar é ótima! E a água estava ridiculamente transparente!!!!

Xii! Que feio, não lembro o nome desta praia, mas acho que é a Enseada da Caeira Foto: ViajandoComAPaty.com

IMG_0163 (1024x575)

IMG_0180 (1024x683)

IMG_0182 (1024x683)

Praia do Boldró Foto: ViajandoComAPaty.com

Depois fomos almoçar na praia do Porto, no restaurante Mergulhão. O restaurante tem uma vista incrível e a comida é muito boa!

IMG_0190 (1024x683)

Restaurante Mergulhão e ao fundo Praia do Porto Foto: ViajandoComAPaty.com

IMG_0191 (1024x683)

Vista da praia do Porto, do restaurante Mergulhão Foto: ViajandoComAPaty.com

IMG_0195 (1024x683)

Praia do Porto Foto: ViajandoComAPaty.com

IMG_5777 (1024x768)

Restaurante Mergulhão

Depois voltamos para a praia do Boldró e mais tarde fomos ao Mirante dos Golfinhos, onde a entrada também é pelo PIC do Sancho, então também é necessário ter o ingresso do Parque Nacional Marinho. Chegamos ao mirante e havia duas biólogas. Elas nos falaram que ficavam ali todos os dias estudando os movimentos dos golfinhos rotatores. Todos os dias elas chegavam ainda antes do sol nascer e só podiam ir embora depois que o último golfinho saísse da baía. Naquele dia haviam 57 golfinhos e as meninas nos emprestaram os binóculos para podermos vê-los e nos explicaram várias coisas sobre o projeto.

Aproveitamos que o fim da tarde estava lindo e ficamos aguardando para ver o pôr do sol!

IMG_0208 (1024x683)

Mirante dos Golfinhos Foto: ViajandoComAPaty.com

IMG_0262 (1024x683)

À noite fomos jantar na pizzaria Na Moita, que fica mesmo na moita =P O lugar era pizza e a pizza excelente!!!

5º dia: De manhã Conceição/Praia do Meio e à tarde Mergulo – Batismo

Como no período da tarde íamos fazer mergulho, optamos por ficar perto da pousada, então fomos novamente para a praia da Conceição e também na praia do Meio. Almoçamos cedo e fomos nos preparar para nosso mergulho de batismo.

IMG_6035 (1024x768)

Conceição Foto: ViajandoComAPaty.com

IMG_6029 (1024x768)

Praia do Meio Foto: ViajandoComAPaty.com

IMG_6034 (1024x768)

Conceição Foto: ViajandoComAPaty.com

Compramos o mergulho com a empresa Atlantis Divers. A equipe é super atenciosa, tanto meu instrutor quanto o do marido foram super queridos e nos deixaram bem tranquilos. Nosso mergulho foi no Buraco do Inferno, que fica nos arredores da Ilha Rata e a profundidade é de mais ou menos 25 metros.

Passou uma van da Atlantis para nos pegar na pousada. De lá fomos até o Porto, onde de barco fomos até o Buraco do Inferno. Ah, também é necessário ter o ingresso do Parque Nacional Marinho. No barco o instrutor já explica tudo sobre os equipamentos e o mergulho e nos ensina os sinais de comunicação embaixo da água. Eles já tem as roupas e equipamentos de cada um separado. No nosso barco o grupo foi divido em duas equipes. O primeiro grupo mergulhou por 30 minutos, então ficamos esperando no barco. Depois foi nossa vez e foi uma experiência incrível!!! Vimos lindos cardumes de peixe, tubarão, lagosta, raias, tartarugas, dentre outras espécies. Foram 30 minutos diferentes, 30 minutos em que estávamos visitando a casa desses animais marinhos, onde uma sensação de paz reina por todos os lados. Só ouvíamos o barulho das bolhas de nossa respiração, e os raios de sol sob o mar abrilhantavam ainda mais a imensidão desse mundo subaquático que tanto nos encantou!

Para quem tem medo de mergulhar fique tranquilo. Se por acaso você não conseguir descer, seja por não conseguir respirar, ficar com medo ou qualquer outro motivo, eles devolvem o dinheiro. Mas desistir no meio do mergulho não vale ok? Só devolvem se você não chegar a começar o mergulho.

No barco tem profissionais que mergulham junto para fazer filmagem e fotos. As fotos você compra somente se você quiser ao final, já a filmagem, caso queira, é preciso contratar antes do mergulho.

Na volta, retornamos felizes apreciando a paisagem da ilha e conversando com o pessoal do barco sobre os animais vistos no mergulho.

_ZAM3297 (1024x683)

Mergulho Foto: ViajandoComAPaty.com

_ZAM3301 (1024x683)

G2981083 (1024x768)

IMG_6039 (1024x576)

Mergulho Foto: ViajandoComAPaty.com

IMG_6043 (1024x576)

Retornamos na pousada no final da tarde, então fomos correndo para a praia do meio assistir ao pôr do sol!

6º dia Passeio de Catamarã o e Planasub

Contratamos o passeio de barco com a empresa Trovão dos Mares e foi outro passeio maravilhoso que fizemos na ilha! Eles também pegam os clientes na pousada e levam até o Porto de Santo Antonio. Lá embarcamos na catamarã com destino as ilhas secundárias. Depois retornamos e navegamos por todo o Mar de Dentro, passando por todas as praias que havíamos visitado, como por exemplo, praia do Cachorro, Meio, Conceição, Boldró, Baía dos Porcos, Sancho, Baía dos Golfinhos, etc… e seguimos até a Ponta da Sapata, onde do outro lado já temos o Mar de Fora.

G3001091 (1024x768)

IMG_0324 (1024x683)

IMG_0303 (1024x683)

Passeio pela ilha Foto: ViajandoComAPaty.com

Na volta das ilhas secundárias tivemos a grata surpresa de ter companhia no passeio! Vários golfinhos rotatores nos acompanharam por um longo tempo! Um casal que estava no ilhatur conosco nos deu uma dica valiosíssima: de ficar bem na frente do catamarã, pois os golfinhos nadavam na frente do barco. Só entrei no catamarã e lá fiquei na frente plantada =) e foi exatamente como eles falaram: os golfinhos ficam na frente do barco gente! A coisa mais fofa desse mundo! Fiz vários vídeos!

IMG_0280 (1024x683)

Passeio pela ilha – Golfinhos Foto: ViajandoComAPaty.com

IMG_0290 (683x1024)

IMG_0287 (1024x683)

Mas continuando… depois de ir até a Ponta da Sapata, retornamos a praia do Sancho, onde o catamarã parou para que pudéssemos aproveitar a praia. O dia estava sensacional: sol lindo, água transparente e muitos, muitos peixinhos! Levamos nosso snorkel e arrisco a dizer que neste dia vimos tantos peixinhos quanto no mergulho de batismo. Foi um dia mágico!

G3091126 (1024x725)

Mergulho no Sancho Foto: ViajandoComAPaty.com

G3101130 (1024x768)

G3111144 (1024x768)

G3101129 (1024x768)

Mergulho no Sancho Foto: ViajandoComAPaty.com

Depois tocou um sino e isso indicava que estava na hora de voltarmos ao barco e lá nos esperava um almoço maravilhoso! Arroz, salada, peixe frito, sashimi de atum e cavala e farofa. O almoço estava incluído no preço do passeio, sendo somente a bebida pago à parte, mas caso queira, você pode levar a sua bebida para o barco sem problemas.

Imaginem como foi almoçar atracado na praia mais linda do mundo! Foi demais!!!

IMG_6095 (1024x768)

Almoço na praia do Sancho Foto: ViajandoComAPaty.com

IMG_0367 (1024x683)

IMG_0375 (1024x683)

IMG_6079 (1024x768)

Como tudo que é bom acaba… depois retornamos ao porto e o pessoal que não queria fazer planasub foi embora. Dividiram o grupo em 3 barcos menores e saímos para fazer o planasub. É um passeio bem bacana onde mais uma vez é possível ver muitas espécies marinhas. Passamos ainda por um navio naufragado, muito legal! Só acabei não batendo fotos para mostrar para vocês =/

O passeio de catamarã, incluindo o planasub tem duração em média de 5 horas, saindo pela manhã e retornando à tarde. No valor está incluso o passeio de barco, almoço e o planasub. Caso não queira fazer o planasub há um desconto de em torno de R$50,00.

No final do dia fomos ver o pôr do sol no Forte de Nossa Senhora dos Remédios. Lá já foram abrigados presos comuns e políticos, já foi local militar e já foi estrutura de defesa da ilha. Me lembrei de Game of Trones =p

IMG_0396 (1024x683)

Forte Nossa Semhora dos Remédios Foto: ViajandoComAPaty.com

IMG_0431 (1024x683)

IMG_0405 (1024x683)

7º dia: Dia de voltar para casa

De manhã acordamos cedinho e fomos curtir mais um pouquinho de praia… almoçamos pela Vila dos Remédios….e a tarde voltamos para casa…. Desconsiderando o tempo de vôo, ficamos 5 dias e meio curtindo Fernando de Noronha e digo uma coisa para vocês: foram dias incríveis neste paraíso e que está tão pertinho da gente! Eu já estou morrendoooooo de vontade de voltar! Fernando de Noronha definitivamente conquistou meu coração!

2 comentários em “Nosso roteiro de 5 dias e meio para curtir muito Fernando de Noronha

1. Olá! gostaria de saber se houve algum motivo negativo para que vcs não fizessem o passeio de barco + planasub com a Na onda, e sim com a Trovão dos Mares.
    Desde já, obrigada pela atenção!

• Oi Carolina! Não teve nenhum motivo negativo não… Escolhemos o trovão dos mares porque foi o que nos pareceu mais legal. Mas fizemos o ilhatur com o na onda e adoramos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *